Um resumo dos conceitos e ideias principais sobre inteligência positiva: Extraído do livro inteligência positiva de Shirzad Chamine

 

 

Márcio A. Martins

Diretor Fundador da Ágape Coaching e Planejamento Estratégico

Rua Acarapé 505, São Paulo, SP, 04116-020

55-11-9 9942 1114 marciomartins@agapecoaching.net

 

13/07/2018

Um resumo dos conceitos e ideias principais sobre inteligência positiva: Extraído do livro inteligência positiva de Shirzad Chamine

Em que contexto se aplica? (onde e quando?)

Pense bem. Por que a maior parte das resoluções de ano-novo é deixada de lado ano após ano? Por que a maior parte das pessoas que fazem dieta sucumbe ao efeito sanfona? Por que aquela voz irritante e ansiosa em nossa cabeça vive voltando para nos torturar quando estamos tentando dormir? Por que nossa felicidade plena é tão fugaz depois de alcançarmos o que achávamos que traria felicidade duradoura? Por que novas habilidades de liderança adquiridas em workshops em pouco tempo dão lugar aos velhos hábitos? Por que retiros caros de fortalecimento coletivo só resultam em eficiência temporária na coesão e no desempenho da equipe?

Sua mente é sua melhor amiga. Mas também é sua pior inimiga. Sem que você perceba completamente, “Sabotadores” não detectados na sua mente provocam a maior parte dos empecilhos na sua vida. As consequências são enormes. Só 20% dos indivíduos e equipes alcançam seu verdadeiro potencial.

 

Conceitos-chave (o quê?)

QUE SÃO INTELIGÊNCIA POSITIVA E QP?

Como já comentei, sua mente é sua melhor amiga, mas também é sua pior inimiga. A Inteligência Positiva mede a força relativa desses dois modos da sua mente. Uma Inteligência Positiva Alta significa que sua mente age como sua amiga bem mais do que como sua inimiga. Portanto, a Inteligência Positiva é uma indicação do controle que você tem sobre sua própria mente e o quão bem sua mente age em seu próprio benefício. Deveria ser relativamente fácil ver como seu nível de Inteligência Positiva determina o quanto de seu verdadeiro potencial você realmente alcança.

Para ilustrar, quando sua mente diz que você deveria fazer o seu melhor para se preparar para a reunião importante de amanhã, está agindo como sua amiga. Quando ela o acorda às três horas da madrugada, ansiosa por causa da reunião e repetindo em disparada pela centésima vez as muitas consequências do fracasso, está agindo como sua inimiga; está simplesmente gerando ansiedade e sofrendo sem qualquer valor compensado. Nenhum amigo faria isso. QP é a sigla de Quociente de Inteligência Positiva. Seu QP é sua pontuação de Inteligência Positiva, expressado em percentual, indo de 0 a 100. Na prática, seu QP é a porcentagem de tempo em que sua mente age como sua amiga em vez de inimiga; ou, em outras palavras, é a porcentagem de tempo em que sua mente está agindo em seu favor em vez de sabotá-lo. Por exemplo, um QP de 75 significa que sua mente age em seu favor durante aproximadamente 75% do tempo e sabota você durante aproximadamente 25% do tempo.

Capacidades e habilidades (Como?)

Pense em sua própria vida. O quão duradouros foram seus próprios aumentos de felicidade quando você alcançou as coisas que tinha certeza de que o fariam mais feliz? Pense em quantos livros você leu e nos muitos treinamentos dos quais participou na esperança de melhorar seu desempenho no trabalho e sua felicidade. Que porcentagem dessas melhorias durou? A probabilidade é que sua própria experiência confirme que melhorias individuais costumam durar pouco ou pelo menos se desgastar significativamente. A pergunta é: por quê?

A chave para a resposta, como sugeri previamente, é uma palavra: sabotagem. A não ser que você detenha e enfraqueça seus próprios inimigos internos (vamos chamá-los de Sabotadores), eles farão o melhor que puderem para roubar de você qualquer melhoria. Ignorar seus Sabotadores é como plantar um belo e novo jardim e deixar lesmas vorazes soltas nele. É aí que a Inteligência Positiva pode ajudar. Ela leva você às linhas de fogo da incessante batalha em sua mente. De um lado desse campo de batalha estão os Sabotadores invisíveis, que destroem qualquer tentativa de aumentar sua felicidade e seu desempenho. Do outro lado está seu Sábio, que tem acesso ao seu conhecimento, discernimento e, com frequência, aos poderes mentais inexplorados. Seus Sabotadores e seu Sábio são alimentados por regiões diferentes do seu cérebro físico e fortalecidos quando você ativa essas regiões. Assim, sua guerra interna entre seus Sabotadores e seu Sábio costuma estar ligada a uma guerra pelo domínio das diferentes partes do seu cérebro. A força dos seus Sabotadores em comparação à força do seu Sábio determina seu nível de QP e o quanto de seu verdadeiro potencial você consegue efetivamente alcançar.

TRÊS ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR SEU QP

Como mencionei antes, há uma conexão direta entre as diferentes regiões e funções do cérebro, dependendo se você está em seu modo Sabotador ou Sábio. Os Sabotadores são alimentados primordialmente por regiões do seu cérebro que se concentravam inicialmente em sua sobrevivência física ou emocional. Vamos chamar essas regiões de Cérebro Sobrevivente. O Sábio se baseia em regiões completamente diferentes do cérebro, que vamos chamar de Cérebro QP. Esse enlace de cérebro Sabotador-Sábio resulta em três estratégias distintas, porém relacionadas, para melhorar seu QP: 1. enfraquecer seus Sabotadores; 2. fortalecer seu Sábio; e 3. fortalecer os músculos do seu cérebro QP.

 

 

Estratégia 1: Enfraquecer seus Sabotadores

Enfraquecer seus Sabotadores envolve identificar que padrões de pensamento e emoção vêm de seus Sabotadores e ver claramente que eles não são bons para você. Tipicamente, esses Sabotadores se justificam e fingem que são seus amigos. Ou, pior ainda, fingem que são você. Vamos tirar as máscaras e expor os truques deles para reduzir a credibilidade e o poder que exercem sobre você. Para enfraquecer seus Sabotadores, tudo o que você precisa fazer é observar e rotular os pensamentos ou sentimentos deles quando aparecerem. Por exemplo, você pode dizer para si mesmo: “Ah, o Crítico voltou para dizer que vou fracassar” ou “Aí está o Controlador se sentindo ansioso de novo”.

Estratégia 2: Fortalecer seu Sábio

Fortalecer seu Sábio envolve mudar para a perspectiva do Sábio e acessar os cinco poderes que ele usa para encarar todos os desafios. Você vai ver por si só que tem esse Sábio dentro de você e que ele sempre oferece maneiras melhores de lidar com seus desafios do que as opções que os Sabotadores oferecem. Devemos aprender a perspectiva do sábio e acessar e estimular seus cinco poderes: TENHA EMPATIA, EXPLORE, INOVE, NAVEGUE e ATIVE.

Estratégia 3: Fortalecer os músculos do seu Cérebro QP

Fortalecer os músculos do seu Cérebro QP envolve entender a diferença entre seu Cérebro QP e seu Cérebro Sobrevivente. Você vai ver como os músculos do seu Cérebro QP permaneceram sem desenvolvimento ao longo dos anos, enquanto os músculos do seu Cérebro Sobrevivente andaram usando esteroides. Existem técnicas muito simples e divertidas que vão rapidamente intensificar a força dos seus músculos do Cérebro QP.

Cada uma dessas três estratégias pode ser aplicada de maneira independente e resulta no aumento do seu QP. Melhor ainda, elas reforçam e desenvolvem umas às outras. Por exemplo, você vai aprender a fortalecer seus músculos do Cérebro QP por meio de muitas atividades simples, incluindo algumas estranhas como balançar os dedos dos pés com atenção e esfregar os dedos com atenção por dez segundos. Ao primeiro olhar, esses exercícios podem parecer não estar relacionados com seu Sábio e seus Sabotadores. No entanto, vou mostrar que eles ajudam a ativar seu Cérebro QP, que por sua vez dá a você maior acesso à perspectiva e aos poderes do Sábio. Além disso, estimular seu Cérebro QP enfraquece seu Cérebro Sobrevivente, que alimenta seus Sabotadores. E cada vez que você escolhe a perspectiva do Sábio, ou observa e rotula seus pensamentos ou sentimentos Sabotadores, você automaticamente ativa e fortalece seu Cérebro QP.

Cada uma dessas três estratégias (enfraquecer seus Sabotadores, fortalecer seu Sábio e fortalecer os músculos do seu Cérebro QP) pode ser executada com o uso de técnicas que levam dez segundos ou menos. Elas foram planejadas para se encaixarem em sua rotina carregada de trabalho e vida pessoal. Pessoas diferentes preferem estratégias diferentes, e você vai descobrir sozinho quais acha mais gratificantes e atraentes. Depois de implementar sua estratégia básica, as outras duas vão acompanhar automaticamente.

Valores (Porque isto é importante para você?)

APLICAÇÕES NO TRABALHO E NA VIDA

Aumentar o QP tem muitas aplicações. A utilização de técnicas QP irá ajudá-lo na construção de equipes, no equilíbrio entre trabalho e vida, na criação de filhos, na melhoria de suas habilidades, na resolução de problemas complexos, na descoberta de significado e propósito, no trabalho e na convivência com pessoas difíceis, em prol da saúde e de fazer dieta, no gerenciamento de estresse e no desenvolvimento de outras pessoas.

Sua visão e Missão (Quem será impactado?)

Através da leitura deste livro, você pode se capacitar para ter um impacto maior nas pessoas ao seu redor ajudando, indivíduos, equipes, organizações e sua comunidade a serem eficientes e plenas com felicidade duradoura.

Sinceras Saudações,

Márcio

 

Fonte: Inteligência Positiva – Autor: Shirzad Chamine – Editora: Fontanar

Meça seu próprio QP e sabotadores visitando o site https://www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/

1 responder
  1. Camila
    Camila says:

    Oi Marcio! Antes de qq coisa, quero te desejar sucesso neste novo ciclo! Soube pelo Marquinhos de sua escola de Coaching, mas apenas hj tive a oportunidade de ler com cuidado e atenção. Gostei muito do conteúdo deste artigo, obrigada por compartilhar!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.